Descrição
Apresenta propostas concretas de trabalho para os educadores inconformados com a prática escolar vigente, mediante a incorporação do aluno em seu processo de formação. Dentro da bibliografia disponível, este livro traz a primeira resposta concreta ao desafio lançado pelos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa aprovados pelo MEC,
INDÍCE: Classes gramáticais: formação e uso da nominalização deverbal sufixal no português falado, flexão modo-temporal no português culto do Brasil, pronomes pessoais do português falado. Relações gramáticais: preenchimentos em fronteiras de constituintes, preenchimento discursivo em fronteiras sintáticas, preenchimento das fronteiras, preenchedores aspectuais e o fenômeno da flutuação dos quantificadores, clíticos no português brasileiro, tópicos e adjuntos, adjuntos sem cabeça no português do Brasil. Organização textual-interativa: atividades de composição do texto falado, parênteses, articulador discursivo “então”, tipologia textual e a coesão coer~encia no texto oral, perguntas e respostas como mecanismos de coesão e coerência no texto falado