Descrição
TRANSTORNOS DE DESENVOLVIMENTO E NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.
Primeira Parte Escolas Inclusivas: da linguagem da deficiência às escolas inclusivas, a prática das escolas inclusivas. Segunda Parte Problemas de Aprendizagem: atrasos maturativos e dificuldades na aprendizagem, os problemas de linguagem na escola, linguagem escrita e suas dificuldades uma visão integradora, problemas afetivos e de conduta na sala de aula, alunos com pouca motivação para aprender. Terceira Parte Transtornos do desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais: desenvolvimento e intervenção educativa nas crianças cegas ou deficientes visuais, desenvolvimento e educação das crianças surdas, os alunos com deficiência mental, alunos com paralisia cerebral e outras alterações motoras, autismo e os transtornos globais do desenvolvimento, aluno com necessidades de apoio generalizado. Quarta Parte Avaliação e Assessoramento: avaliação psicopedagógica, atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo, ensinar a pensar por meio do currículo, famílias de crianças com necessidades educativas especiais.