Descrição
Necessidade e atualidade do debate sobre competência pedagógica e docência universitária, docência universitária com profssionalismo, docente de ensino superior atuando num processo de ensino ou de aprendizagem, interação entre os participantes do processo de aprendizagem, docente do ensino superior e o currículo de seu curso, aula ambiente de aprendizagem e de trabalho profissional do docente, técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula, seleção de conteúdos significativos para uma disciplina, processo de avaliação e processo de aprendizagem, planejamento de uma disciplina como instrumento de ação educativa, formação pedagógica do docente do ensino superiro.
Um livro que se preocupa com a qualidade do ensino em nossas universidades, independentemente do curso ou da disciplina lecionada. O autor dedica-se há anos a cursos, palestras e workshops que visam melhorar a atuação do professor universitário em sala de aula. Partindo de uma análise da estrutura do ensino superior no Brasil, percorre um trajeto que passa por aspectos diversos da docência universitária e da interação entre os vários participantes do processo de aprendizagam, para finalmente apresentar sugestões práticas de planejamento e técnicas de ensino.