Descrição
SÉRIE HISTÓRICA – INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS 2012 VOL 3.
Em 1881, um ano após o Congresso realizado em Milão, Tobias Leite, então diretor do Instituto manda publicar, já em terceira edição, o Compendio para o Ensino dos Surdos-Mudos, tradução da obra do professor Vallade Gabel, do Instituto de Surdos da França. O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira teórica em forma de perguntas e respostas e a segunda prática em forma de lições. Uma das interrogações feitas logo no início do livro era de quais os meios que se podem empregar para ser compreendido pelo surdo-mudo. A resposta em tom diferenciado diz que com os surdos sem instrução usam-se fatos materiais, desenhos e linguagem natural dos sinais. Com surdos instruídos usam-se a palavra artificial (expressão oral), o alfabeto manual e a escrita. Essa obra, referência durante muitas décadas nos institutos de surdos, apresenta-se como leitura obrigatória para que possamos compreender o debate travado sobre a educação de surdos nos séculos XVIII e XIX.