Descrição
O começo. O meio. O entre: escola e família, e trabalho, e viol|ência, ser jovem hoje, tempo, lazer. O quase fim analisando as questões principais: o significado da escola na vida dos alunos, sobre dois aspectos da reforma do ensino médio, problemas vivenciados e soluções apontadas, escola que os alunos querem, amizade como ética de convivência.
Este livro busca retratar o cotidiano da escola pública do ensino médio, noturna, pela ótica dos alunos. Fala da escola que eles têm e da escola que eles querem. O que está acontecendo com a escola noturna? Estarão os alunos, de fato, desmotivados e por isso fogem da sala de aula mas permanecem pelos corredores e pátios, namorando, conversando, passeando? “Clubalizaram” a escola? Por quê? Para que ela serve? A quem serve? São questões que o livro procura responder ao narrar a maneira pela qual as reformas educacionais vão e vêm e parece que sua crise de sentido só se aprofunda. As falas propositivas dos jovens em relação à escola pública vêm com toda a ênfase, alegria, indignação e perspectivas presentes em seus depoimentos.