Descrição
Este foi o livro de estreia de John le Carré em 1961 e, simultaneamente, a estreia de seu personagem mais famoso, George Smiley.
Le Carré, antes de se tornar escritor, teve uma carreira real na espionagem britânica, no MI5 e no MI6, de modo que escreve sobre um ambiente que conheceu na prática. Ficou mundialmente conhecido logo depois, com O espião que saiu do frio, e desde então produz livros excelentes no gênero, muitos levados às telas, como, por exemplo, O jardineiro fiel (The Constant Gardener), dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles.
A história é de uma época específica, a da Guerra Fria. Os oponentes, assim, são espiões da antiga Alemanha Oriental (que acabou em 1990). E a Segunda Guerra Mundial havia terminado apenas quinze anos antes, ainda influenciava o mundo todo, incluindo a espionagem e a literatura.
Quem quiser percorrer a obra de le Carré na ordem e conhecer a evolução dos personagens, pode começar por aqui. Li nos anos oitenta, mais de vinte anos depois do lançamento, e já me pareceu interessante como retrato do período. Agora, passados cinquenta e cinco anos, deve ser mais interessante ainda. Não é dos maiores sucessos do autor, mas cria o ambiente para a série com alguns destes personagens contextos. O primeiro capítulo é um interessante histórico de Smiley em seus anos iniciais, ainda durante a guerra. E sendo de um expert no gênero, é uma leitura muito boa.