Descrição
Fruto da dissertação de mestrado da autora, versa sobre a Reforma Educacional de 1910 ocorrida em Mato Grosso, com ênfase no modelo da Escola Nova, nascido em São Paulo, mais especificamente, na Escola Caetano de Campos, instituição pioneira na implantação desse modelo educacional. O livro aborda, sobretudo, a realização desse modelo educacional em Mato Grosso, tendo como pano de fundo a atuação dos professores que, de São Paulo, vieram para Mato Grosso e aqui trouxeram e implantaram essa inovação. Trata-se de uma obra que serviu de referência para inúmeros pesquisadores e professores quando ainda em forma de dissertação, por ter sido escrita em uma época em que ainda não existiam estudos historiográficos, servindo de fonte para os historiadores da educação regional e desencadeando o processo de produção científica na área de História da Educação em Mato Grosso. Para realizar sua abordagem a autora construiu uma contextualização histórica, retomando os fatos econômicos e políticos ocorridos na região desde o último terço do século XIX até a década de 1910. Sua análise procura colocar em evidência os nexos entre os acontecimentos educacionais em Mato Grosso e em outras regiões mais avançadas do Brasil, revelando as tendências em âmbito mundial. A Reforma Republicana da Educação Pública foi considerada “um processo de modernização” por todo o país tendo como matriz a reforma análoga ocorrida em São Paulo após a proclamação do novo regime. A autora examina as mediações que configuraram esse processo em Mato Grosso na década de 1910, com o envolvimento político das elites locais na adesão ao projeto de reforma. Portanto, tendo como foco a reforma da instrução que ocorreu por todo o Brasil, a autora enfoca as peculiaridades do movimento local. O trabalho continua servindo de base para as pesquisas na área de História da Educação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e de outras áreas que fazem interfaces com a Educação e a História.