Descrição
O livro que os leitores têm em mãos é um bom exemplo de pesquisa compromissada com os sujeitos em ação e, ao mesmo tempo, com os processos de mudanças. Propõe, sim, análise reflexiva da prática profissional corrente mas, em favor da reflexividade, não prescinde do conhecimento conceituai, isto é, dos elementos cognitivos, e do domínio dos instrumentos de ação, numa atividade profissional contextualizada. De outra forma, como poderão se apropriar da produção de pesquisa sobre educação e ensino? Como farão para desenvolver reflexividade sobre sua prática? Como podem ajudar seus alunos a aprender, utilizando seu potencial de pensamento? Como poderão ajudar seus alunos a aprender a pensar, a terem autonomia intelectual, a serem pessoas crítico-reflexivas? A reflexividade como capacidade racional de indivíduos e grupos humanos de pensar sobre a ação, se reporta à ação, mas não se confunde com a ação; a um pensar sobre a prática que não se restringe a situações imediatas e individuais; a um ato-monitoramento da prática que não descarta o domínio de instrumentalidades.